domingo, 1 de setembro de 2019

Job shadowing em Rio Tinto (1)

Tive a sorte de ser aceite pela empresa wDMI para realizar o meu último job shadowing. Dedicaram-me muitas horas de explicações e demonstrações graças às quais completei a minha formação como professor de Hardware e percebi de uma maneira mais clara quais são as tarefas que os meus alunos desenvolvem nesta empresa quando vêm estagiar através do KA116. Agora também compreendo melhor quais são as habilidades e capacidades que se esperam dos nossos alunos no mundo laboral real.


A wDMI nasceu como uma empresa de distribuição de material informático, de facto continua a sê-lo e tem a sua própria marca de computadores novos, mas atualmente está especializada no recondicionamento de máquinas que provêm principalmente do leasing.

As duas marcas: BPC e EcoRefurb

A empresa compra aos seus fornecedores (geralmente estrangeiros) paletes com centos de computadores de todo o tipo (torres, portáteis, POS, SFF, USDT, etc.) que atualizam e instalam para depois revender a um preço muito económico em comparação com as máquinas novas.

As transportadoras vêm várias vezes ao dia para levar a mercadoria aos clientes (lojas de computadores ou grandes empresas) e normalmente conseguem servir as encomendas no dia.


Uma empresa com consciência ecológica

As peças que se substituem, guardam-se para tentar vender ou utilizar mais para a frente.

 

O que não se aproveita, vai para o abate, que finalmente vai ser reciclado. Ainda se obtêm algum benefício, pois esta sucata eletrónica paga-se por volta de 2 ou 3 euros o quilo. É importante saber que certos componentes têm outro valor, por exemplo as memórias e outras placas com chips, valem entre 30 e 40 euros o quilo.




Nem tudo se recicla... :-)

Em expansão

A wDMI é a única empresa portuguesa com licença da Microsoft para instalar os seus sistemas operativos em máquinas refurbished e a intenção é alargar o negócio para a Espanha.

O seu pessoal é muito jovem e ativo e trabalham em vários departamentos: produção, logística, vendas, web, etc.

Como os alunos já têm publicados muitos artigos da sala de jogos e dos matrecos, eu só vou partilhar três imagens que tirei nela.




Depois do trabalho, "tarta de Compostela"...

...e a descontrair um bocadinho.



Sem comentários:

Enviar um comentário