domingo, 25 de julho de 2021

FLUP: A odisseia do teste do B1

É importante que as pessoas que estejam a examinar o B1 em Porto procurem e vejam a faculdade antes do dia do teste. Se não devem de chegar de forma obrigatória 20 ou 30 minutos antes. Você deve achar-se perguntado o por que é isso? 

Bom, tudo começa o dia do teste. O 14 de julho um dia como qualquer outro. Acordo às 7 da manhã, é para mi mesmo falo "tenho que sair às 9 podo dormir um bocadinho mais". E fui a dormir.

Nesse instante lembro de que hoje é o teste e quando olho o relógio do telemóvel "9:03 A.M" nesse momento fiquei pálido. Fiz tudo à velocidade de um raio, não tinha caneta, borracha nem lápis. Coisas que o teste precisa mas estava certo de que a livraria perto de mim tinha.

Quando cheguei à livraria é quando recebo um golpe, não estão a vender NADA disso, perguntei onde podia comprar isso e a senhora muito amigável disse: fica perto um quiosque ao final da rua vira a esquerda e pronto. 

Depois de ouvir isso, respondi com um clássico "obrigado" e fui tão rápido como pude. Quando cheguei ao quiosque compre duas coisas nada mas. Um lápis e uma caneta cor azul. Já são as 9:25 e tinha que estar por lá às 10:00. Volto para casa porque lembrei de que nosso colega tinha caneta preta, ao chegar não tinha chaves no sabia qual era o código do apartamento então meu colega baixou só com a caneta que precisava e fui direto para o metro. Tive sorte. O metro que tinha que usar estava pronto para sair.

O metro em movimento e uma senhora pergunta uma coisa incompreensível para mim. Fiquei tolo. Não sabia que estava a dizer. Então a pessoa do meu lado responde "sim, sim passa" foi aí quando tive 2 revelações: que é o que estava a perguntar e que há 2 falantes de português, os que podes entender sem problema nenhum e outros que tem que ter intervenção divina para poder conseguir entender. 


Ao final a pobre senhora só queria saber se o metro passa por "Carolina Michaelis". Bom cheguei à minha paragem na Casa da Música. Baixei do metro e saí para a rua, direção à faculdade. Tudo bem até que vou por uma rua que não era certa e o pior não foi isso foi que nesse momento à metade da rua os dados móveis terminaram e já não tinha Maps. Agora estava realmente sozinho.


Ao final cheguei a faculdade atrasado por 5 minutos. Isto não termina aqui, não isto só acaba de começar e provavelmente foram os 20 minutos mais stressantes da minha vida. Cheguei à faculdade. Entro por a porta principal não vejo nada dos testes da CAPLE e agora é quando a faculdade deixa de ser uma faculdade é torna-se labirinto. Passei por todo o território da faculdade perguntei a 3 pessoas diferentes e sempre estavam a responder o mesmo. Pareciam robôs.

Em fim passei pela biblioteca, o departamento de logística, o refeitório até às residências e não achei o sítio dos testes. Voltei para a porta principal e caminhei pelo corredor, nesse momento e quando olho uma folha na parede. "DUPLE" foi ahí quando pensei "ISTO NÃO TEM NADA DE PARECIDO COM O CORREIO QUE EU RECEBI" caminhe um pouco mais e foi quando por fim "DEPLE" a folha de informação e tudo estava aí. 


Foi quando uma pessoa da universidade pergunta "Você está para fazer o teste?" Uma alegria inimaginável invadiu meu corpo. Aí a senhora explicou o teste e todo passou bem. 

Bom, como o mundo é uma aldeia pois a minha parceira para fazer o teste era galega, não podia ser doutra forma. 

Logo as seguintes partes do teste já foram bem já que sabia onde é que era não cheguei atrasado e fiquei calmo.

Logo combinei com o Javier, o Óscar e um rapaz do sul de Espanha para jantar alguma coisa e tudo foi bem. 

Seja ávido e prepare-se bem para o teste. Sobretudo visite o local antes do dia do teste. Assim pode saber onde é que é. Eu prefiro fazer como que o dia não existiu e esquecer dele.



1 comentário: