quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Dia chuvoso, mas enriquecedor

Ontem foi um dia chuvoso, passamos a manhã no INETE e comemos algo diferente do habitual:


Continuava a chover toda a tarde...:



Mas a minha querida rececionista trouxe batata doce assada, devo dizer que era muito boa porque é orgânica, pelos vistos é ela que as planta seu tempo livre, foi aí que nos perguntou se queríamos saber mais sobre a Baixa Pombalina, e dissemos que sim.



Hoje vamos falar sobre o Hospital de Todos os Santos: durante o terremoto de 1755, houve um hospital na atual Praça da Figueira, este edifício, ficou completamente desmoronado, resumidamente quem já estava mal, ainda ficou pior.

Durante alguns anos este espaço permaneceu vazio, porém havia a necessidade da existência de um lugar para negociar livremente bens e mercadorias, e foi ali naquele espaço que se deu inicio ao Mercado da Figueira embora muito rudimentar e desorganizado. Pode-se ver na seguinte imagem:



Mais tarde, quase no início do século XX e com o aumento exponencial da população de Lisboa a aumentar, o Mercado Figueira foi finalmente construído. É importante referir que este mercado foi o primeiro mercado de fornecedores em Lisboa e, era ali que pessoas de diferentes partes do país se abasteciam de produtos para vender em suas próprias lojas e, até mesmo noutros mercados. Podem ver o mercado nas seguintes imagens:






Entre 1920 e 1930, esse mercado fechou devido à falta de condições, pois já era muito antigo e estava cada vez mais degradado. Com seu encerramento, a Praça da Figueira ficou vazia novamente.

Decorria o regime Salazarista quando este espaço foi transformado num estacionamento - nos anos 1950-1970. No final do regime de Salazar, as pessoas passaram a ter mais dinheiro, porque durante o regime como as pessoas não podiam exercer os seus direitos, eram poucas as pessoas que podiam adquirir uma viatura, foi com a queda do regime em 25 de abril de 1974, as pessoas passaram a ter: liberdade, dinheiro, e tempo de lazer. Mas este episódio fica para outro dia.

Estacionamento do Regime

Foi em 1980, quando fecharam esse estacionamento, e dez anos depois, deu-se início a um estacionamento subterrâneo com três sub-pisos. Foi quando foram redescobertas as ruínas do antigo Hospital, que encontram-se fechadas ao publico e o estacionamento foi construído em redor da área descoberta.
Atualmente, a Praça de Figueira ainda se encontra inacabada, existe um projeto pendente na câmara municipal de Lisboa para forrar todas as fachadas dos edifícios em redor da Praça com azulejos azuis e brancos. Esses mesmo azulejos foram uma oferta de um empresário e encontram-se num dos armazéns do município a aguardar para serem aplicados.


Praça de Figueira na atualidade.


Amanha temos a certeza de que existirá algo mais para nós ouvirmos e para vos transmitirmos esta excelente experiência que estamos a ter.


1 comentário: