terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Postagem especial sobre a história de Portugal

Alguns dias atrás, em uma das aulas, estavam fazendo exposições da história de Portugal, especialmente sobre "A mensagem" e "Lusíadas", mas, como não entendemos muito devido a que foram umas exposições muito rápidas, de curta duração e não muito detalhadas, decidimos perguntar a nossa querida rececionista, se ela soubesse sobre isso, e o que ela nos contou…:

Para iniciar, "Lusíadas" e "Fernando Pessoa" são o terror para os estudantes, porque nos exames nacionais sempre há uma questão relacionada a um desses dois (é visto se as Lusíadas são mais fáceis que o ponto de vista de Fernando Pessoa nos poemas dificulta a compreensão).




O primeiro, Lusíadas foi escrito no século XVI por Luís Vas de Camões, trata de um relato épico que serviu para ampliar os fatos heroicos dos portugueses, todo o trabalho tem 4 planos diferentes, históricos, mitológicos, culturais e físicos sempre falando sobre navegadores e seus atos. Um exemplo é o que diz que um monstro que viveu no final de um cabo, na realidade não havia nenhum monstro, o que foi feito foi criar essa lenda para que as pessoas que queriam passar por essa capa tivessem medo, as Lusíadas contam como eram capazes para derrotar o monstro e atravessar essa linha, chamando-se de "Cabo da Boa Esperança".




Os Lusíadas também serviram para expandir a fé e o território português com este tipo de histórias.

As Lusíadas são divididas em 10 músicas e 1102 versos com 8816 versos.



Este poeta escreveu vários poemas lá fora, as Lusíadas eram as mais famosas e até hoje ainda estuda nas aulas.

Passar agora a Fernando Pessoa é de todos os autores mais temidos de TODOS os estudantes portugueses. Sua poesia é dividida em três fases:

Mensagem.jpg (400×619)

O primeiro é chamado de Ortónimos, isto é baseado na dor do pensamento, onde ele sempre se sente feliz constantemente lembrando os tempos de sua infância, onde ele estava feliz, um dos poemas, que é "da minha janela" é sobre que ele está atrás de uma janela sendo um adulto e vê como as crianças brincam e sua felicidade causando dor ao pensar lembrando quando ele era pequeno e feliz, outro exemplo é "como cordas do meu coração" onde ele expressa perfeitamente essa dor de pensamento formando um ciclo circular que se repete eternamente.


Dado um certo auge em sua vida (diz-se que ele ganhou uma namorada) há um "PUFF" na cabeça e ele cria os "Heterónimos" que não são nada mais e nada menos que 117 poetas criados em sua mente, sendo que cada um tem um estilo muito próprio para escrever, podendo incorporar todos esses personagens.

Anos depois surge a terceira etapa, outro "PUFF" sofre em sua cabeça e retorna aos "Ortónimos". Este poeta tinha uma espécie de rota que consistia em deixar a casa de sua irmã que estava na área de "Intendente" (em que ele morava e também morava na casa de sua tia), depois de deixar esta área até o "Martin" Moniz ", depois foi ao café" Brasileira "e ao café" Nicola "(foto dos dois cafés).

Resultado de imagen de ortonimos

Na esplanada do café "Brasileira" há uma estátua // homenagem a este poeta desde que passou muitas horas neste café, dando assim o retorno aos "Ortónimos".

Agora, por que existe um link entre Lusíadas e A Mensagem com 400 anos de diferença?
Porque Fernando Pessoa decidiu criar um enlace fazendo um poema como uma continuação do épico contado nas Lusíadas. Ele decidiu que era o caso porque Portugal estava em declínio e Pessoa queria lembrar aos portugueses os gloriosos eventos que Portugal teve. Neste poema Pessoa encoraja os portugueses a criar um novo império baseado na verdade dada a situação do país.


E com isto finalizamos os nossos posts com historia de Portugal já que a nossa aventura vai acabar...

1 comentário: