domingo, 4 de março de 2018

Aulas de português no Instituto Lorca


O Instituto Lorca recebeu durante algumas semanas vários estudantes do Instituto S. Clemente de Compostela a fim de estes alargarem os conhecimentos de português prévios que já traziam da escola. O caso do Instituto San Clemente é muito interessante devido à aposta que esta escola faz pela inclusão do português nas suas disciplinas.

O grupo que chegou à Lorca era de 12 pessoas com muita vontade de aprender e de se divertir, pensamos que ambos os objetivos foram atingidos durante as aulas.




Em todas as sessões foram trabalhadas questões culturais e gramaticais apoiadas por exercícios e atividades de expressão oral. Para abordar a gramática usamos um material selecionado pela professora de português da Lorca, Loaira MR, sendo a parte teórica acompanhada de algum exercício prático. Na parte gramatical vimos entre outros pontos, a formação do plural e do feminino, nomes de lojas, o imperativo, o uso de tudo/ todo, a diferença de meio/ médio...




Quanto à expressão oral, foram utilizados diferentes jogos no início ou no final de cada sessão para apoiar a parte teórica. Uma das atividades orais consistiu em tentar marcar uma reunião entre toda a turma (cada aluno ou aluna tinha um horário diferente e apenas tinham uma faixa horária livre em comum). Também tentamos resolver alguns mistérios com  o jogo das Black Stories, onde a professora lia um pequeno enigma e os alunos e alunas tinham de resolver o mistério através de perguntas cuja resposta fosse sim ou não.

Outra atividade desenvolvida na aula consistiu em decidir se o cabeçalho de uma notícia era verdadeira ou falsa e para isso era preciso defender a posição com argumentos.

Mas se dúvida, o jogo estrela foi o Blablabla, um jogo de argumentação muito divertido e útil para treinar a expressão oral e adquirir novo léxico.

Queremos agradecer a experiência e desejar-lhes muito sucesso.

1 comentário: