No dia 3 de janeiro
continuei o meu job shadowing na ETAP, na mesma turma de GPSI do ano
passado, que atualmente está no 11º ano. De novo fui muito bem
acolhido pelos professores e alunos, facto que agradeço imenso.
Aula de Inglês (1h)
A professora Cristiana
está a trabalhar com os alunos num módulo relacionado com a
adolescência. Em grupos, fazem trabalhos e apresentações que vão
ter que expor em inglês, falando com naturalidade, sem ler, numa
duração de entre cinco e dez minutos. Os temas escolhidos pelos
alunos foram:
- Problems in adolescence.
- Tattoos.
- Eating disordes.
- Minecraft.
- Videogames (impacto e influência na nossa vida).
- Carros.
- Hippies.
- Drugs and teenagers
A disciplina passou de cem
a setenta horas anuais e os módulos de inglês técnico foram
eliminados, mas os professores de inglês colaboram com os das
disciplinas técnicas quando os alunos têm de fazer trabalhos nesta
língua estrangeira.
Aula de Português (1h)
A turma está a fazer uma
leitura em voz alta da obra de teatro “Frei Luís de Sousa”, de
Almeida Garrett. A professora Manuela e os alunos fizeram
uma revisão desta história analisando os elementos essenciais das
peças de tragédia clássica, que têm como objetivo despertar a
atenção do público:
- Hybris (desafio): o casamento de D. Madalena com Manuel de Sousa Coutinho.
- Pathos (sofrimento): conforme a ação evolui, D. Madalena sofre mais por vários fatores.
- Anagnórise (reconhecimento): de D. João de Portugal.
- Catastrophe (catástrofe): morte de Maria, de tuberculose, em cena. Isto provoca o efeito de catarse no público, que fica emocionado com a tragédia.
Programação e Sistemas de Informação (2h)
O professor Ricardo,
diretor de turma, está a lecionar o módulo de “PHP e SQL” em
PSI.
Utilizam XAMPP para
executar os serviços Apache e MySQL em Windows. Em phpMyAdmin
criaram uma nova base de dados com uma tabela para armazenar
informações sobre turmas. Inseriram vários registos para depois
testarem no DreamWeaver. Nesta aplicação conseguiram visualizar e
inserir dados na tabela através de duas páginas web dinâmicas.
Também falámos das
próximas tarefas no projeto eTwinning “Um parafuso a menos” em
que trabalham as turmas de GPSI (Viana) e 1ASIR (Compostela), da
possibilidade de realizar encontros presenciais nas duas escolas (por
exemplo na mostra da ETAP de finais de março) e dos estágios
Erasmus+.
Sem comentários:
Enviar um comentário