sábado, 15 de junho de 2019

Rumo ao B1 2018/2019

Rumo ao B1 2018/2019 - Actividade Complementar de Português

A actividade Rumo ao B1 destinou-se a, durante duas horas por semana, fornecer apoio aos alunos do ciclo plurilingue com o objectivo de os preparar para o exame de certificação do nível B1 do Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas e, também, para os estágios curriculares e extracurriculares que têm oportunidade de realizar em Portugal.

Os conteúdos leccionados foram os correspondentes com o nível B1, bem como outros que eram de igual importância para a criação de uma base de conhecimento da língua e cultura portuguesas sólida.

Tentei, ao longo do ano lectivo, levar para a aula materiais que permitissem trabalhar os diversos temas e que, ao mesmo tempo, mostrassem aos alunos o tipo de exercícios aos que, mais tarde, iriam ter que responder no exame. Exercícios para desenvolver as capacidades de expressão escrita e oral, bem como as das competências da compreensão, nos quais os alunos eram desafiados a sair da sua típica “caixa” de pensamento nas suas línguas maternas, o galego ou o castelhano, e a procurarem respostas numa nova compilação de conhecimentos, relativos à língua portuguesa.


A trabalhar no Projeto eTwinning "GaliMinho"


Falámos também de aspectos culturais e históricos que marcaram o século XX e XXI em Portugal: a vida académica portuguesa, a arte contemporânea da artista Joana Vasconcelos, a Revolução de 25 de Abril de 1974, o fenómeno da Eurovisão e o impacto que este concurso teve na situação política portuguesa, e ainda uma pequena análise da performance do candidato português de 2019.


Catarina com a turma 1SMR, a organizar um debate.


Foi um ano de aprendizagem tanto para os alunos como para mim que tive a minha primeira experiência de ensino. Creio que partilhamos todos um pouco de nós mesmos e isso proporcionou o desenvolvimento de uma relação de proximidade e confiança que ajudou a tornar o ambiente de aprendizagem descontraído e agradável para os alunos.

Tentarei, no próximo ano, continuar esta actividade, introduzindo novos elementos didácticos e melhorando o que até aqui foi feito, de modo a que os alunos tenham cada vez mais gosto em melhorar o seu português.

Queria ainda agradecer ao IES San Clemente pelos excelentes recursos que me foram proporcionados e por toda a ajuda que me foi dada quando dela necessitei.

Vemo-nos em outubro!

Sem comentários:

Enviar um comentário