Na secção bilingue de Português do IES San Clemente todas as semanas foram
lecionados 50 minutos de Português como língua estrangeira, onde foram
abordadas várias temáticas culturais, gramaticais, lexicais e fonéticas. Nestas
aulas procurou-se criar diálogo com os alunos de modo a que estes tivessem uma
participação ativa em sala de aula.
Para além destas aulas, ao longo do ano letivo, os alunos tiveram de descrever, através da expressão escrita, em português, os conteúdos que estavam a aprender na disciplina de informática, pelo que foi realizado um constante trabalho colaborativo de tradução entre os alunos, a professora de Português e o professor titular da disciplina de informática. Os discentes também tiveram a oportunidade de desenvolverem a expressão oral, uma vez que gravaram vídeos com a explicação dos conteúdos informáticos que estavam a estudar, sempre em português.
Para além destas aulas, ao longo do ano letivo, os alunos tiveram de descrever, através da expressão escrita, em português, os conteúdos que estavam a aprender na disciplina de informática, pelo que foi realizado um constante trabalho colaborativo de tradução entre os alunos, a professora de Português e o professor titular da disciplina de informática. Os discentes também tiveram a oportunidade de desenvolverem a expressão oral, uma vez que gravaram vídeos com a explicação dos conteúdos informáticos que estavam a estudar, sempre em português.
Ao longo do ano letivo, os alunos foram publicando post no blog AtlânticoVet sobre livros que leram em português, assim como filmes que viram. Contactaram ativamente com os alunos de uma escola de Faro, através gravação de vídeos e publicação de posts no blog, anteriormente referido, criando-se, desta forma, uma interação positiva entre as duas escolas.
Quatro alunos do IES San Clemente vão realizar o seu estágio em Lisboa, pelo que a aprendizagem do português constituiu uma mais-valia, pois, para além de terem que falar em português durante os próximos meses, os discentes tiveram de redigir o curriculum vitae em português, na fotografia a seguir apresentada era essa a tarefa que estava a ser realizada.
Toda esta experiência foi enriquecedora. Por um lado, permitiu aos alunos contactarem com a língua e a cultura portuguesas e, por outro lado, permitiu à professora de Português adquirir a sensibilidade que o ensino de Português como língua estrangeira envolve.
Sem comentários:
Enviar um comentário