terça-feira, 31 de março de 2015

Muitas Pastelerias em Lisboa

Em Lisboa há muitas pastelarias em todo o lado, nas quais podemos tomar um café ou outras coisas mais doces e muito saborosas. Há  mais pastelarias do que bares, em Espanha é ao contrário.


Sintra

                                                                Sintra

No dia 26 de março gostei de ir a Sintra com o José e a Vicky.
O lugar mais bonito que há. Temos que caminhar muito,está cheio de miradouros e há muito para ver.O que mais gostei foi da torre invertida e das grutas debaixo de terra, na Quinta da  Regaleira.






Oceanário de Lisboa


Bom dia a todos!

Eu e os meus colegas de estágio estamos a fazer turismo por Lisboa com a doutora Ana Baio. Fomos à Expo e como estávamos perto fomos até ao Oceanário de Lisboa.

Foi no dia 27 de março à tarde que, o José, o Gabriel e  a Vicky  fomos ao Oceanário de Lisboa com doutora Ana Baio.

O oceanário tem uma parte por cada oceano do mundo e um grande tanque central que se pode ver desde todo o recinto.

A visita começa no  Atlântico norte:


Depois fica o Antárctico:


O Pacífico temperado:


E por último Índico tropical:


No tanque central estão os tubarões, o peixe lua, as manta raias...





Mosteiro dos Jerónimos em Belém

No passado Sábado, fui até Belém com a doutora Ana e a colega Yolanda. Ali pude ver o Mosteiro dos Jerónimos, também chamado Mosteiro de Santa Maria de Belém. Fui sozinha até à igreja e gostei muito de tudo, ainda que algumas zonas estivessem em obras.
Fui embora antes de provar os pastéis de Belém. Penso voltar a Belém só para os provar :)





quinta-feira, 26 de março de 2015

Prácticas do IES San Clemente - Primavera de 2015

Neste blog os participantes de mobilidades Erasmus+ relatan de forma relaxada a súa experiencia formativa en empresas estranxeiras.

En primavera de 2015 os participantes son os seguintes estudantes do IES San Clemente:
  • SMR: José Álvarez, Yolanda García, Gabriel Pite e Victoria Sayáns en Lisboa.
  • ASIR: Diego García, Xesús Couselo e Javier Rodríguez en Dublín; Esteban Domínguez en Londres.
  • DAM: Sebastián Cabanas en Dublín e Luis Froiz en Praga.

Tamén participan os coordinadores Marcos Vence, Cristina París (IES San Clemente) e Ana Baio (INETE); as profesoras de lingua portuguesa Débora Eleti e Celeste Ferreira (IES San Clemente), e o ex alumno Luis R. Castromil (intermediario en Dublín).

segunda-feira, 23 de março de 2015

A preparar o estágio...

Juntamente com os colegas Jose, Gabriel e Yolanda estamos a preparar-nos para irmos fazer o nosso estágio a Lisboa. Estamos todos desejosos de ter esta experiência que vai ser muito agradável e uma experiência pessoal muito enriquecedora.



Preparando para ir para lisboa

A fazer as malas para ir para Lisboa, com muita vontade.



domingo, 22 de março de 2015

Português no IES San Clemente

Na secção bilingue de Português do IES San Clemente todas as semanas foram lecionados 50 minutos de Português como língua estrangeira, onde foram abordadas várias temáticas culturais, gramaticais, lexicais e fonéticas. Nestas aulas procurou-se criar diálogo com os alunos de modo a que estes tivessem uma participação ativa em sala de aula.

Para além destas aulas, ao longo do ano letivo, os alunos tiveram de descrever, através da expressão escrita, em português, os conteúdos que estavam a aprender na disciplina de informática, pelo que foi realizado um constante trabalho colaborativo de tradução entre os alunos, a professora de Português e o professor titular da disciplina de informática. Os discentes também tiveram a oportunidade de desenvolverem a expressão oral, uma vez que gravaram vídeos com a explicação dos conteúdos informáticos que estavam a estudar, sempre em português.                                         

Ao longo do ano letivo, os alunos foram publicando post no blog AtlânticoVet sobre livros que leram em português, assim como filmes que viram. Contactaram ativamente com os alunos de uma escola de Faro, através gravação de vídeos e publicação de posts no blog, anteriormente referido, criando-se, desta forma, uma interação positiva entre as duas escolas.

 Quatro alunos do IES San Clemente vão realizar o seu estágio em Lisboa, pelo que a aprendizagem do português constituiu uma mais-valia, pois, para além de terem que falar em português durante os próximos meses, os discentes tiveram de redigir o curriculum vitae em português, na fotografia a seguir apresentada era essa a tarefa que estava a ser realizada.                        



Toda esta experiência foi enriquecedora. Por um lado, permitiu aos alunos contactarem com a língua e a cultura portuguesas e, por outro lado, permitiu à professora de Português adquirir a sensibilidade que o ensino de Português como língua estrangeira envolve.                                                                                                                      

                             

quarta-feira, 4 de março de 2015

Quando temos que dizer adeus...


... ninguém sabe que dizer.
... ninguém sabe que pensar.
... todo o mundo fala que vai sentir falta dos outros.
... todos dizem que foi um prazer conhecer-nos.
... mas pouco se sabe dos demais depois de dizer adeus.



Nós, os alunos de Santiago de Compostela, temos que dizer Adeus aos colegas de Faro. Porquê? Porque vamos embora, as nossas aulas terminam este mês, depois dos exames.  Assim que nós, desejamos-vos muita sorte no que vos falta do curso. Que tudo vos corra bem a todos.

Foi um prazer conhecer-vos.

Um abraço.


Andar Feliz em Lisboa


Livro que relata o que faz em Lisboa um automobilista.

Menciona-se que Lisboa se deve percorrer a pé, pois podes ir de metro, autocarro, elétrico...o carro não e necessário, porém, uma das desvantagens de Lisboa é que é uma cidade incómoda para andar de automóvel.


Muitas anedotas sobre conduzir: as disputas entre automobilistas e peões, os chamados "o chico-esperto"(automobilista que se coloca à frente aproveitando o mais pequeno espaço),ou por que se deve agradecer a Deus não se andar a armar quando passa por nós um automóvel com música muito alta..

Bom, mas só para os automobilistas.

Vai uma rapidinha?

O meu colega Christian recomendou-me, e eu decidi ler este livro.
Acertadamente, é um livro que vale a pena ler. É muito divertido e as conversas escritas nele são muito reais e divertidas. Gostei muito de o ler, é sem dúvida um grande livro de comédia e de sátira bastante acertada em certos pontos.
A maioria dos textos são muito fáceis de comprender, e bastante divertidos.
Pessoalmente, eu aconselho a lerem o livro.


Caderneta de Cromos

Como o meu colega de escola, Alberto, leu o livro Caderneta de Cromos.

Gostei muito do livro, aprendendo alguns jogos que não conhecia. Por exemplo o Sabichão.

O Sabichão (segundo o livro) era composto por um tabuleiro com duas zonas - uma zona de perguntas o outra de respostas. Para além disto, havia ainda, dentro de cada caixa, o Sabichão ele próprio, um boneco parecido com o famoso Mago Merlin e capaz de aleijar seriamente uma criança de duas maneiras: ou com o pontiagudo bico do chapéu ou então, mais provável, com a espantosamente agressiva vareta de arame que ele tinha na mão e que era suposto que fosse parecida com um ponteiro de professor. Na verdade, e dadas as severas hipóteses que uma pessoa tinha de se aleijar com aquela vareta, fazia com que o Sabichão parecesse mais um torturador medieval, sedento de sangue.

Se não conheceis, deixo-vos uma foto do jogo.