terça-feira, 3 de janeiro de 2017

ETAP: Inglês, Português e PSI

No dia 3 de janeiro continuei o meu job shadowing na ETAP, na mesma turma de GPSI do ano passado, que atualmente está no 11º ano. De novo fui muito bem acolhido pelos professores e alunos, facto que agradeço imenso.

Aula de Inglês (1h)

A professora Cristiana está a trabalhar com os alunos num módulo relacionado com a adolescência. Em grupos, fazem trabalhos e apresentações que vão ter que expor em inglês, falando com naturalidade, sem ler, numa duração de entre cinco e dez minutos. Os temas escolhidos pelos alunos foram:
  • Problems in adolescence.
  • Tattoos.
  • Eating disordes.
  • Minecraft.
  • Videogames (impacto e influência na nossa vida).
  • Carros.
  • Hippies.
  • Drugs and teenagers


A disciplina passou de cem a setenta horas anuais e os módulos de inglês técnico foram eliminados, mas os professores de inglês colaboram com os das disciplinas técnicas quando os alunos têm de fazer trabalhos nesta língua estrangeira.


Aula de Português (1h)

A turma está a fazer uma leitura em voz alta da obra de teatro “Frei Luís de Sousa”, de Almeida Garrett. A professora Manuela e os alunos fizeram uma revisão desta história analisando os elementos essenciais das peças de tragédia clássica, que têm como objetivo despertar a atenção do público:
  • Hybris (desafio): o casamento de D. Madalena com Manuel de Sousa Coutinho.
  • Pathos (sofrimento): conforme a ação evolui, D. Madalena sofre mais por vários fatores.
  • Anagnórise (reconhecimento): de D. João de Portugal.
  • Catastrophe (catástrofe): morte de Maria, de tuberculose, em cena. Isto provoca o efeito de catarse no público, que fica emocionado com a tragédia.


Programação e Sistemas de Informação (2h)

O professor Ricardo, diretor de turma, está a lecionar o módulo de “PHP e SQL” em PSI.

Utilizam XAMPP para executar os serviços Apache e MySQL em Windows. Em phpMyAdmin criaram uma nova base de dados com uma tabela para armazenar informações sobre turmas. Inseriram vários registos para depois testarem no DreamWeaver. Nesta aplicação conseguiram visualizar e inserir dados na tabela através de duas páginas web dinâmicas.

Também falámos das próximas tarefas no projeto eTwinning “Um parafuso a menos” em que trabalham as turmas de GPSI (Viana) e 1ASIR (Compostela), da possibilidade de realizar encontros presenciais nas duas escolas (por exemplo na mostra da ETAP de finais de março) e dos estágios Erasmus+.


Sem comentários:

Publicar um comentário