segunda-feira, 20 de julho de 2015

Praias da Costa da Caparica

Praia de São João da Caparica
A Praia de São João da Caparica possui um areal muito extenso, com cerca de 1,4 Km. A fronteira entre a Freguesia da Trafaria e a Freguesia Costa da Caparica atravessa o areal a meio, razão pela qual também é conhecida por Praia de São João da Caparica (Norte)  e Praia de São João da Caparica (Sul).
Na zona Norte, é delimitada por um pontão que entra cerca de 225 metros pelo mar. A nascente, o verde da Mata dos Franceses traz, por vezes, um perfume campestre até à praia. A Sul, existe outro pontão com cerca de 150 metros de comprimento, onde se localizam o Parque de Campismo INATEL e o Clube de Campismo de Lisboa.
Ao longe, avista-se a 
Torre de São Lourenço ou Torre do Bugio.



Praia da Vila da Costa
A praia da Vila da Costa é de dimensões menores, a comparar com as praias vizinhas. No entanto, é aqui onde os surfistas e bodyboarders preferem enfrentar as ondas. A temperatura da água ronda entre os 17 e os 19 graus centígrados, sendo também ideal par ir a banhos para se refrescar. Nas horas de maior calor, pode resguardar-se no bar, no restaurante ou debaixo de um toldo alugado. A praia tem bandeira azul e é vigiada por nadadores-salvadores. Muito próximo do centro da costa da Caparica e da movimentada rua dos Pescadores, os veraneantes têm ainda outras opções de entretenimento e lazer. 


Costa de Caparica - Terras da Costa, Acácias e Medos
A seguir à vila da Costa da Caparica tem início um extenso areal contínuo que se prolonga por cerca de 30 km até à Fonte da Telha, na sua maior parte integrado na Área de Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica. O areal compreende três grandes áreas - as "Terras da Costa", as "Acácias" e os "Medos", que integram numerosas praias. Sem qualquer divisão natural, vão adquirindo nomes diversos em função do respetivo concessionário ou por terem uma entrada diferente a partir da estrada principal.

Todas as praias têm parque de estacionamento e são servidas por um meio de transporte muito característico - o "Transpraia" - um pequeno comboio aberto, cuja linha tem início na vila da Costa da Caparica e termina na Fonte da Telha, com diversas paragens ao longo do percurso. Com areais muito vastos, oferecem boas condições para jogar futebol e voleibol ou simplesmente para fazer longas caminhadas. O mar, normalmente tranquilo e convidativo, por vezes tem uma ondulação mais forte propícia à prática de surf ou bodyboard.

1 comentário:

  1. Para ir para a Costa da Caparica têm várias sugestões em: http://www.transportes-xxi.net/tpublicos/costacaparica

    ResponderEliminar